(Uma família que ora junto permanece sempre unida no amor de Deus.) - Sua visita é um sinal de bom gosto, aproveite nossa plataforma, você é importante para nós. Sabia que nossos Projetos em Planejamento só poderão acontecer com sua ajuda? Se puder faça-nos uma doação, seu gesto de doar fará uma grande diferença para a sociedade e o meio ambiente.

(Uma família que ora junto permanece sempre unida no amor de Deus.) - Sua visita é um sinal de bom gosto, aproveite nossa plataforma, você é importante para nós. Sabia que nossos Projetos em Planejamento só poderão acontecer com sua ajuda? Se puder faça-nos uma doação, seu gesto de doar fará uma grande diferença para a sociedade e o meio ambiente.

Campanha de Arborização nas Comunidades

O objetivo da campanha foi promover o plantio de árvores em áreas urbanas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, reduzir o impacto ambiental e contribuir para a sustentabilidade das cidades. Isso porque as árvores funcionam como enormes pulmões nas cidades, pois captam o dióxido de carbono (CO2) da atmosfera e liberam o oxigênio necessário para a vida em um processo chamado de fotossíntese. O CO2 é um dos gases que agravam o efeito estufa, provocando o aquecimento global.

Por falta de árvores, a temperatura do planeta está aumentando, e as cidades a cada dia estão mais quentes. Em muitas regiões urbanas, devido à falta de árvores, torna-se um desafio encontrar uma boa sombra para colocar o carro, ou simplesmente para aliviar o calor durante uma caminhada. É muito importante que cada um de nós possa abraçar essa causa da reflorestar o lugar onde vivemos. Precisamos encontrar formas de plantar e estimular amigos, filhos e vizinhos a plantarem árvores em suas casas e nas proximidades.

A ONG Estilo de Vida executa permanentemente a campanha ambiental “Uma árvore em minha vida”, que envolve diversas comunidades no plantio de árvores, principalmente naquelas de áreas com grande déficit de arborização. Com essa atitude, percebe-se a importância de ação ambiental coletiva, pois quanto mais pessoas abraçando a defesa do meio ambiente, melhor será a qualidade de vida de todos nós.

Através dessa campanha, já plantamos mais de 5.000 (cinco mil) árvores em cidades do Maranhão e Tocantins. Desde 2006, a Campanha “Uma árvore em minha vida” envolve voluntários, moradores, estudantes e profissionais da área ambiental como propagadores da qualidade de vida.

Lembrando que uma ação nesse contexto acaba sendo uma excelente maneira de educação ambiental, onde é fundamental também incluir a participação das crianças, pois elas compõem uma geração que no futuro necessitará ainda mais de consciência ambiental que a geração atual.

Durante a execução das ações, membros da ONG Estilo de Vida visitaram moradores orientando-os sobre a preservação da natureza. Fizeram ainda um alerta sobre o perigo de jogar lixo em vegetações existentes na comunidade, tanto para o meio ambiente quanto para a própria saúde da comunidade.

O destaque do projeto foram as mudas de árvores frutíferas entregues às comunidades. Além disso, muitas mudas frutíferas foram plantadas para que, no futuro, essas árvores deem bons frutos e, assim, aumente a população de espécies da fauna no nosso Bioma Amazônico.

A prática da conservação da biodiversidade e do ambiente como um todo depende do esforço não somente dos profissionais especializados para este fim, mas também e, principalmente, da colaboração das comunidades locais.

Para que as próximas gerações não herdem um planeta sem as cores e o canto das aves, é preciso conservá-las. Para que isso ocorra, é preciso amá-las e conhecê-las.