(Uma família que ora junto permanece sempre unida no amor de Deus.) - Sua visita é um sinal de bom gosto, aproveite nossa plataforma, você é importante para nós. Sabia que nossos Projetos em Planejamento só poderão acontecer com sua ajuda? Se puder faça-nos uma doação, seu gesto de doar fará uma grande diferença para a sociedade e o meio ambiente.

(Uma família que ora junto permanece sempre unida no amor de Deus.) - Sua visita é um sinal de bom gosto, aproveite nossa plataforma, você é importante para nós. Sabia que nossos Projetos em Planejamento só poderão acontecer com sua ajuda? Se puder faça-nos uma doação, seu gesto de doar fará uma grande diferença para a sociedade e o meio ambiente.

Projeto Lixeira Urbana Educativa

PROJETO LIXEIRA URBANA EDUCATIVA
Gente Educada não Joga Lixo no Chão

O lixo descartado de forma inadequada, seja nas ruas, praias ou matas, pode causar diversos problemas ambientais e sociais. Assim, além de causar poluição visual, o lixo pode contaminar as águas, o solo e o ar, prejudicando a fauna e a flora. Isso pode levar à proliferação de doenças, como diarréia, dengue, leptospirose e malária. Não se trata apenas de limpeza ou aparência, mas de respeito ao meio ambiente e, por consequência, a nós mesmos.

Quando o lixo é descartado de forma inadequada, não apenas polui o ambiente, mas também revela uma atitude negativa em relação à conservação do planeta. Ao jogar lixo no chão, o indivíduo demonstra que não se importa com o ambiente em que vive e com a qualidade de vida da comunidade. Sendo incisivo, o lixo jogado no chão pode causar acidentes, atrair animais e vetores de doenças, e até mesmo dificultar o acesso a espaços públicos.

É importante que cada indivíduo tome consciência da necessidade do descarte correto do lixo. Ao separar os resíduos recicláveis dos orgânicos e depositar nos locais adequados, podemos contribuir para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Contribuindo para o combate da problemática dos resíduos domésticos que as pessoas jogam nas ruas e em locais inapropriados, a ONG Estilo de Vida executou o projeto Lixeira Urbana Educativa, que objetivou influenciar no comportamento das pessoas, e assim, orientá-las para que adotem uma conduta respeitosa ao meio ambiente e joguem corretamente os resíduos nas lixeiras expostas pelo o projeto.

Por terem uma estética agradável, bela e diferente, na forma de coração, as Lixeiras Decorativas mesmo distantes chamaram a atenção a ponto de algumas pessoas até desejarem tirar foto. Essas lixeiras foram implantadas nos principais pontos turísticos, tornando-as um modelo de iniciativa em prol da limpeza urbana e do bem estar das pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida.

Foi um projeto piloto, onde começamos a instalação das Lixeiras Decorativas pela cidade de Imperatriz – MA. A mensagem educativa exposta nas lixeiras teve satisfatório alcance para conscientização ambiental, pois, foram milhares de pessoas que circularam por onde o projeto foi implantando. As Lixeiras Decorativas foi o pilar do projeto, entretanto, o contexto geral se completou na campanha Gente Educada não Joga Lixo no Chão, que foi divulgada em mídias televisa e nas redes sociais, e assim, tornou a Lixeira Decorativa um destaque regional.

Para fortalecer a campanha, a ONG Estilo de Vida realizou ações de orientação sobre a importância de jogar o lixo em locais adequados focando principalmente as Lixeiras Urbanas. Foram feitas abordagens em pedestres, que circulavam pelo pontos turísticos da cidade, realizadas blitz educativas entregando aos motoristas sacos de lixos para carros e panfletos alusivos a campanha em questão. As Lixeiras Decorativas foram instaladas em lugares com grande movimentação de pedestre e boa visualização de motoristas.

Com o intuito de longa durabilidade, as Lixeiras foram produzidas de estrutura reforçada de ferro, aço inox, chapa, zinco e parafusos, com a forma de um coração onde é armazenado o lixo. O tamanho é considerado grande para uma lixeira, chegando a quase um metro de altura, setenta centímetros de comprimento por meio metro de largura e uma capacidade de armazenamento aproximada de 100 litros.