(Uma família que ora junto permanece sempre unida no amor de Deus.) - Sua visita é um sinal de bom gosto, aproveite nossa plataforma, você é importante para nós. Sabia que nossos Projetos em Planejamento só poderão acontecer com sua ajuda? Se puder faça-nos uma doação, seu gesto de doar fará uma grande diferença para a sociedade e o meio ambiente.

(Uma família que ora junto permanece sempre unida no amor de Deus.) - Sua visita é um sinal de bom gosto, aproveite nossa plataforma, você é importante para nós. Sabia que nossos Projetos em Planejamento só poderão acontecer com sua ajuda? Se puder faça-nos uma doação, seu gesto de doar fará uma grande diferença para a sociedade e o meio ambiente.

Ação Social – Campanha de Orientação Para Saúde da Mulher

A Amazônia Legal (Estados do Norte, Mato Grosso e parte do Maranhão) registra muitos dos piores indicadores de saúde do país. As pessoas das comunidades da nossa região possuem o hábito de procurar assistência médica apenas quando os sintomas das doenças estão aguçados, tornando assim a recuperação demorada e os tratamentos mais intensivos, elevando as despesas no sistema de saúde.

A melhor forma de combater as doenças, a princípio, é através de ações de prevenção, pois a saúde preventiva é o ato de cultivar cuidados antecipados para evitar o surgimento de doenças. Ou seja, a prevenção é a saída para melhorar a qualidade de vida e a aliviar a pressão sobre a saúde pública. Nesse contexto, as organizações sociais, como principalmente o Estado, precisam atuar com inteligência no combate às incidências de certas doenças corriqueiras nas comunidades mais carentes.

A ideia dessa ação de orientação realizada pela ONG Estilo de Vida foi uma forma de levar o conhecimento às pessoas, tornando-as melhor preparadas e cientes de hábitos benéficos para a manutenção da própria vida. A falta de informação da população sobre cuidados preventivos em prol de uma saúde adequada é um descalabro social, pois permite que doenças se manifestem devido a muitos não saberem sequer como fazer a higienização correta do seu próprio corpo.

A ONG Estilo de Vida, dando sua contribuição para amenizar o sofrimento de pessoas carentes das comunidades aqui na região Amazônica, já realizou algumas campanhas de orientação sobre diversos temas importantes para a manutenção da vida. Um exemplo dessas ações foi a “Campanha de Orientação sobre saúde da mulher”, em que, na ocasião, foram esclarecidos os dois tipos de câncer mais frequentes em mulheres dessa região, que são o câncer de mama e o câncer do colo do útero.

Mesmo com dificuldades logísticas, a Campanha em questão percorreu áreas rurais de cidades do Maranhão, Pará e Tocantins, onde profissionais da saúde e estudantes de enfermagem atuaram como palestrantes. Estima-se que cerca de 1.000 (mil mulheres) foram beneficiadas com os conhecimentos aplicados.

O interesse nas comunidades para essas campanhas de orientação foi notável, devido ao grande número de meninas jovens e mulheres que compareceram nas ações de saúde realizadas pela ONG. As participantes deram muita atenção ao que as enfermeiras falavam, perguntando quando não entendiam e interagindo sobre os diversos assuntos explanados.

Muitas mulheres de comunidades distantes nunca fizeram os exames clínicos de praxe, tornando-a assim, uma campanha dessa, um acontecimento histórico e louvável por toda comunidade. Nessas ações de orientação a favor da saúde, além das palestras, foram realizadas dinâmicas de grupo para que ficasse claro e de fácil entendimento os assuntos tão novos para os participantes.

Foram feitas abordagens de forma segura e concisa, enfatizando sempre a importância da prevenção e sanando todas as dúvidas levantadas, que são muitas, sobre o que está sendo explanado. Surgem dúvidas simples, como fazer o autoexame de mama, se é necessário higienizar as partes íntimas, se não é errado (cunho religioso) ficar se tocando para conhecer seu próprio corpo e outras mais. Um detalhe importante é que durante as orientações é sempre enfatizado que, independente do conhecimento sobre prevenção e sintomas, é necessário e indispensável que toda mulher faça consultas periódicas ao médico.

A ONG Estilo de Vida acredita que ações simples, feitas da forma correta, podem gerar resultados gigantescos. As comunidades da região da Amazônia Legal necessitam de ajuda em vários aspectos sociais, lembrando que essas comunidades são nosso guardião em defesa e equilíbrio ambiental da Amazônia Brasileira.