Pré-Vestibular da Comunidade

A educação é certamente o melhor investimento para o desenvolvimento de um país, o povo instruído por si só, minimiza mazelas sociais, onde o cesso ao conhecimento, torna a população mais consciente da importância de preservar o meio ambiente.

Um dos pilares que se destaca no desenvolvimento educacional de um país, é a capacidade de formação acadêmica de seu povo, em especial dos jovens em fase de ingresso ao mercado de trabalho.

No Brasil a educação superior pública é uma realidade distante para muitos jovens das regiões mais carentes, ainda mais quando o jovem pleiteante ao ingresso numa faculdade, é de baixa condição financeira. Isso por que, a maioria de jovens que passam nos vestibulares públicos, é oriunda de escolas particulares, pois nessas o ensino no todo, prepara melhor seus alunos para os futuros desafios educacionais e mercadológicos.

Objetivando ajudar jovens estudantes de baixa condição financeira a Ong Estilo de Vida, executou o projeto de um cursinho preparatório chamado "Pré-Vestibular da Comunidade". Esse cursinho foi uma ação de inclusão social, que focou a melhoria da qualidade educacional, através da preparação de jovens oriundos da escola pública, que provavelmente não teriam condições de pagarem por um cursinho preparatório particular.

O projeto foi bastante divulgado e puderam participar apenas alunos oriundos de escola pública. Teve aproximadamente 5.000 (cinco mil) inscrições, onde foram escolhidos 100 (cem) participantes, utilizando como critério de seleção, as condições financeiras de cada aluno.

O projeto foi realizado na estrutura física da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, de forma bastante profissional, em salas climatizadas, ambiente confortável, onde as aulas foram ministradas por excelentes professores, como se fosse em um cursinho preparatório particular de auto nível. Ainda foi franqueado todo material didático, alimentação nos intervalos das aulas e em alguns casos, auxílio transporte.

Apesar do público alvo do projeto, ter sido jovens concludentes do ensino médio, foi observado que houve inscrições e alunos escolhidos, de varias faixa etária, mostrando o quão é importante é a educação na vida de todos, e que nunca é tarde para aprender. Fica a lição que não se pode desistir de sonhos e objetivos.

A ONG Estilo de vida, acredita que a educação é o melhor investimento para minimizar as mazelas sociais e combater a destruição da natureza. A fundamentação de uma sociedade mais justa e igualitária, com a consciência de preservação do meio ambiente, advém da formação de qualidade educacional da própria comunidade. Desta forma, podemos mudar a conjectura existente de exclusão social, investindo na fortificação da estrutura psicológica dos jovens que são, o presente e o futuro desse país.


pre_vestibular_01.jpg
pre_vestibular_02.JPG
pre_vestibular_03.JPG
pre_vestibular_04.JPG
pre_vestibular_05.jpg
pre_vestibular_06.JPG
pre_vestibular_07.JPG
pre_vestibular_08.JPG
pre_vestibular_09.JPG
pre_vestibular_10.JPG
pre_vestibular_11.JPG
pre_vestibular_12.JPG
pre_vestibular_13.JPG
pre_vestibular_14.JPG
pre_vestibular_15.JPG