Projeto Espaço Viver
Karatê para crianças de escola pública

"Espaço Viver" é um projeto de inclusão social que foca a melhoria da qualidade de vida das comunidades, inserindo os jovens em atividades socioambientais, orientando sobre os perigos das drogas, bem como, no combate a evasão escolar. Para tanto utilizar-se espaços existentes e ociosos na cidade, que possuam uma estrutura física adequada no que diz respeite a higiene, conforto e segurança. Entre esses espaços podemos exemplificar: escolas; igrejas; empresas; quadras cobertas; associações etc.

As fotos do projeto que estamos mostrando aqui são de um grupo de jovens, na prática esportiva do karatê, onde os mesmos participam de atividades motoras e lúdicas, com professores graduados em artes marciais. No que tange a região da Amazônia, é praticamente inexistente esse tipo de atividade nas escolas públicas. Tentando encontrar uma saída para essas crianças que ficam sem ocupação no decorrer dos dias, muitas vezes tendo que trabalhar para ajudar no orçamento da família a ONG Estilo de Vida dá essa oportunidade de ocupação social.

A maioria das crianças do projeto é de famílias carentes, que antes não tinham nenhuma ocupação extra escolar, muitas vezes ficando sujeitas as espreitas dos perigos da sociedade como drogas, crimes e prostituição. Durante as aulas do projeto, além da parte esportiva, são abordados assuntos como cidadania, educação ambiental, princípios de coletividades e outros.

A ONG Estilo de Vida realiza esse projeto com alunos de escola pública, numa estrutura física confortável, com direito a uniforme, alimentação, professora com formação acadêmica. Entretanto, só podem participar do projeto, crianças devidamente matriculadas e com boa freqüência escolar, pois é indispensável que as crianças do projeto sejam exemplos para todos.

O Karatê além de ser uma atividade física excelente, melhora as funções circulatórias, respiratórias, colabora para a agilidade e flexibilidade dos movimentos, incentiva e aperfeiçoa o domínio de si mesmo, a iniciativa, o entusiasmo, o senso da ordem, desenvolve as funções mentais, atenção, imaginação, memória e raciocínio. Favorece as relações pessoais, bem como, nas amizades.

Aqui na região Amazônica nós promovemos práticas sociais, onde aproveitamos o público alvo de cada projeto, para ensinarmos sobre preservação e conservação da natureza. Até por que, queremos formar novos cidadãos com valores e conceitos ambientais fortalecidos, e assim, melhorar o convívio sócio-ambiental de todos nós.


esporte_comunidade01.JPG
esporte_comunidade02.JPG
esporte_comunidade03.JPG
esporte_comunidade04.JPG
esporte_comunidade05.JPG
esporte_comunidade06.jpg
esporte_comunidade07.JPG
esporte_comunidade08.JPG
esporte_comunidade09.JPG
esporte_comunidade10.JPG
esporte_comunidade11.JPG
esporte_comunidade12.JPG
esporte_comunidade13.JPG
esporte_comunidade14.JPG
esporte_comunidade15.JPG