SE VOCÊ É INTELIGENTE, CLIQUE AQUI!

Há quase 45 anos a Organização das Nações Unidas (ONU) convocou a primeira conferência mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento. Nessa época, este tema ainda não fazia parte da agenda internacional nem era uma preocupação dos governos, que em sua maioria careciam de uma institucionalidade para o setor.

A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), é um acontecimento mundial em que chefes de Estado de diversos países se reúnem durantes alguns dias, para tratar dos problemas do planeta Terra. Evidentemente, os interesses dos diferentes países são causas de debates e discordâncias, entretanto, o consenso acaba prevalecendo. Os participantes discutem pontos polêmicos baseados em estudos científicos e relatórios ambientais, e ao fim da conferência são confeccionados documentos que homologam os acordos e servem como base para e metas ambientais a serem alcançadas pelos países integrante da ONU.

Em dois momentos as Nações Unidas reuniram-se para debater questões globais com vista à busca de soluções para os problemas de ordem ambiental que afligem o Planeta: a primeira vez em Estocolmo, em 1972 e a segunda no Rio de Janeiro, em 1992.

A próxima conferência mundial sobre o meio ambiente será a Rio + 20, que leva esse nome devido já se passarem 20 anos da última conferência em 1992, a ECO - 92, que também foi realizada na cidade do Rio de Janeiro.

Conferência RIO + 20

Conferência ECO 92

Conferência de Estocolmo