Barco Laboratório da Amazônia.


Imagem ilustrativa


Esse projeto se idealiza na construção de um barco de médio porte, com estrutura em dois andares, equipado com três tipos de laboratórios e utilizando equipamentos dos mais modernos que existem. Com isso, objetivamos propiciar melhores condições de estudos aos pesquisadores brasileiros, que tanto se dedicam na exploração científica dos recursos naturais da Amazônia, que são fundamentais para o Brasil conseguir preservar de forma estratégica, o nosso mais importante bioma nacional.

O Barco Laboratório da Amazônia servirá como bandeira flutuante de imponência territorial. Pois é de conhecimento coletivo o enorme interesse da comunidade internacional, na exploração cientifica da Amazônia, argumentando que tais pesquisas têm fins de melhoria da preservação ambiental, em prol da humanidade. Mas esse interesse (internacional) esconde a cobiça comercial de vários paises, por isso, é bom nós brasileiros ficarmos alertar, adotarmos uma postura mais nacionalista em defesa do nosso rico patrimônio natural. Nesse contexto, fica clara a necessidade do Brasil investir, com volume considerável, em estudos e pesquisas, na mesma dimensão da importância ecológica da Amazônia para o mundo.

Quando é dito que falta um maior investimento no campo de pesquisa ambiental na Amazônia, estamos reivindicando melhoras nas estruturas físicas e equipamentos de pesquisas das universidades. Se focarmos estudos de pesquisas em campo, certamente o déficit estrutural da comunidade científica Amazônica é gigantesco. Mas sem sombra de dúvida, os estudantes, professores e pesquisadores da Amazônia, estão entre os mais competentes do mundo, falta a eles apoio para realizarem seus estudos com deveriam.

Com o pano de fundo da falta de apoio de estrutura laboratorial para a comunidade científica da Amazônia, o Barco Laboratório se torna um projeto importantíssimo e um divisor de águas no avanço de estudos sobre a fauna e flora do bioma Amazônico.

Esse barco permitirá levar pesquisadores para dentro da floresta, onde através de uma estrutura laboratorial de primeiro mundo, com uma tecnologia de transmissão de dados de alta velocidade, poderão ser melhoradas e desenvolvidas pesquisas importantes para a preservação e recuperação do nosso bioma maior.

A água, essencial recursos natural, para a sobrevivência, da humanidade, vem ao longo do processo global, sendo poluída, tornando necessária cada vez mais as analises da qualidade da água, própria para consumo humano, e de flora e fauna. Analises que são importantes, pois funcionam como um grande relatório da preservação, dos mananciais hídricos.

Objetivando excelência em pesquisas, o Barco Laboratório será equipado com três tipos de laboratórios para o controle da qualidade de água. Dentre eles o primeiro é o Laboratório de Testes Físicos - Químicos, tendo sua finalidades em analises como de ph, cor, Turbidez, entre outros aspectos importante para o consumo humano. Outro Laboratório, na QUALIDADE DA ÁGUA, é o laboratório de microbiologia, onde este, atua na determinação de agentes Bacteriológicos nocivos a saúde dos seres humanos, exemplo, é identificar a presença ou ausência de agentes microbiológicos como coliformes total, E.Coli. E por último o Laboratório o de Biologia, este, com uma atuação em relação aos três, mais presente em campo, como na identificação da fauna, flora, de algas, entre outros importantes, para o processo ecológico de toda a natureza e a sobrevivência do planeta e do ser humano. Estes são os laboratórios que servem de parâmetro, de como segui da natureza, em especiais a as nascentes, as margens e todo recurso hídrico.

Esse projeto é ação futura, portanto, será colocado em prática de acordo com as possibilidades financeiras da ONG Estilo de Vida.

A construção desse Barco Laboratório é de suma importância para os avanços das pesquisas na Amazônia, pois o mesmo poderá ser usado gratuitamente pelas universidades e cientistas brasileiros que desenvolvem pesquisas, no campo ambiental.

Você deseja ver esse projeto em prática?

Na verdade, ele só poderá se tornar real, com sua contribuição!

Faça sua parte, ajude o planeta, precisamos de você para executar esse projeto, clique aqui "Preserve a Natureza"