Fábrica de Beneficiamento Artesanal do Pneu Usado


Por ano, mais de 35 (trinta e cinco) milhões de pneus são descartados no Brasil. Por si só, este já é um dado alarmante, mas que se torna um problema ambiental gigantesco, devido os pneus possuírem um prazo de decomposição ainda indeterminado. O ato de jogar pneus usados ao relento é um do mais graves comportamentos poluidores do século XXI.

Pneus usados são um problema crescente e grave de saúde pública, principalmente em países de clima tropical. Isso por que abandonados, após as chuvas, transformam-se em possíveis criadouros de mosquitos transmissores de doenças como dengue, febre amarela, malária entre outras. Além disso, pneus abandonados servem como abrigo de ratos, escorpiões, cobras e outros pequenos animais nocivos ao homem.

Os resíduos gerados com a queima dos pneus também criam uma grave ameaça, pois as cinzas e óleo pirolítico contém produtos químicos tóxicos e metais pesados. Essas substâncias são capazes de produzir efeitos adversos à saúde, como perda de memória, déficit de aprendizado, supressão do sistema imunológico, danos aos rins, fígado, doenças do sistema respiratório e outras mais. O óleo que sai dos pneus, pode viajar longas distâncias, contaminando solo e lençóis freáticos. Estudos demonstram que a poluição de águas causada pelo escorrimento derivado da queima de pneus pode durar até 100 anos.

Felizmente no Brasil percebe-se ações e/ou projetos em desenvolvimento, que objetivam reaproveitar os pneus usados para diversos fins. Boa parte da reciclagem de pneus usados ocorre através de processos industriais e/ou químicos, entretanto tais ações têm capacidade de absorção ínfima desses pneus.

Precisamos urgentemente combater com veemência o problema da poluição causada pelos pneus, contundo até agora não estamos vencendo essa batalha. Por isso, precisamos transformar os pneus usados em algo proveitoso, que possa beneficamente fazer parte da nossa realidade, e assim, evitar que o pneu continue sendo um ícone poluidor do meio ambiente.

A ONG Estilo de Vida, dá um passo importante no combate a poluição ambiental, concebendo dentro de suas prioridades, a instalação na Amazônia da primeira fábrica de beneficiamento artesanal do pneu usado.

Seguindo a metodologia de nossos projetos, quando se fala em preservação ambiental, é preciso envolver a participação da própria comunidade. Ainda no contexto metodológico, esse projeto é um exemplo de inclusão social com foco na geração de renda, pois na parte operacional da fábrica, os trabalhadores serão oriundos de famílias de baixa renda.

Vamos produzir com qualidade, por isso, montaremos uma equipe de design, formada por pessoas criativas e visionárias, com a missão de projetar inúmeras possibilidades de aproveitamento do pneu usado.

Diferindo das principais formas de reciclagem do pneu, não utilizaremos processos químicos, nem grandes máquinas para separar suas camadas. Na fábrica evitaremos sobras de pneus, aproveitando cada centímetro possível. Para tanto, providenciaremos equipamentos e ferramentas criadas unicamente para beneficiar o pneu usado in natura, principalmente aqueles pneus que estão abandonados e poluindo o meio ambiente. E não importa o estado de conservação do pneu, pois sempre o transformaremos em alguma utilidade.

A base do projeto da fábrica é utilizar mão de obra artesanal, pois sabemos que usando pneus é possível confeccionar dezenas de produtos para os mais diversos fins. A idéia é facilitar o processo de beneficiamento do pneu, de tal forma que até uma criança possa aprender a produzir algo útil para seu cotidiano. No futuro produziremos vídeoaulas sobre a produção dos objetos confeccionados na fábrica, possibilitando que qualquer pessoa possa beneficiar-se com nossas idéias, e assim, tornem-se preservadores do meio ambiente.

Serão diversos os produtos fabricados, tais como: mesas, sofás, puff's, camas, jarros de plantas, canteiros para horta, reservatórios de água, lavanderias, peças para caminhão, lixeiras, bancos de praça, poltronas, carteiras escolares, brinquedos infantis, blocos para pavimentação, telhas, utensílios rurais, cercas para animais, pontes para pedestres entre outras. Destacamos ainda que em muitos casos a utilização de pneus pode substituir a madeira, que consequentemente evitará a derrubada de mais árvores.

Essa fábrica poderá tornar o Brasil uma referência mundial no combate a poluição causada por pneus usados. Isso será uma questão de tempo. Até porque, dos vários exemplos já citados foram feitos pequenos experimentos, portanto, desenvolvemos uma tecnologia de manuseio do pneu, que permite contextualizar as idéias que temos e as que ainda teremos.

Esse projeto mostra uma pluralidade de benefícios ao meio ambiente e à sociedade. Pois entre os itens a serem produzidos com o pneu usado destacamos a telha e a variedade de móveis que podem ser usados para mobiliar e cobrir residências. Os produtos da ONG não serão vendidos, eles serão doados a famílias de baixa renda desde que, elas se comprometam a preservar e defender o meio ambiente. Aos que desejarem adquirir os produtos da fábrica, bastará apenas fazer uma contribuição de acordo com a consciência e realidade financeira dos interessados. Com o passar do tempo, a produção da fábrica aumentará, então poderemos enviar nossos produtos para qualquer parte do Brasil, solicitaremos apenas as despesas de envio dos produtos e uma doação de acordo com consciência do solicitante.

Muitas pessoas serão beneficiadas com esse projeto, e assim, teremos mais multiplicadores da consciência ambiental organizadamente propagando a importância da preservação da natureza com melhoria da qualidade de vida.

Esse projeto é sem dúvida uma idéia social e ecologicamente plausível, pois preserva a natureza sendo uma excelente forma de combate à poluição causada pelos pneus usados. Ele gera receita a famílias de baixa renda e inseri ao mercado de trabalho pessoas que estão em situações desfavorecidas na competição mercadológica.

Esse projeto é ação futura, portanto, será colocado em prática de acordo com as possibilidades financeiras da ONG Estilo de Vida.

Você deseja ver esse projeto em prática?
Na verdade, ele só poderá se tornar real, com sua contribuição!
Faça sua parte, ajude o planeta, precisamos de você para executar esse projeto, clique aqui "Preserve a Natureza"