Construção do Barco coletor de Lixo do rio Tocantins.


Imagem ilustrativa


O Rio Tocantins (Bico de Papagaio em dialeto Tupi) é um rio brasileiro que nasce no estado de Goiás, passando logo após pelos estados do Tocantins, Maranhão e Pará, até chegar à foz do Rio Amazonas, onde este desemboca.

O Rio Tocantins é o segundo maior rio totalmente brasileiro (perde apenas para o Rio São Francisco), e também pode ser chamado de Tocantins-Araguaia, após juntar-se ao Araguaia na região do "Bico do Papagaio", que fica localizada entre os estados do Tocantins, Maranhão e Pará. É no vale do médio e baixo Rio Tocantins que se encontrava a maior concentração de castanheiras da Amazônia.

A poluição doméstica é a principal ameaça ao futuro do Rio Tocantins, em especial num trecho de 250 (duzentos e cinqüenta) quilômetros que corta várias cidades do Maranhão, Tocantins e Pará. O lixo domiciliar, a erosão e, principalmente, o despejo de esgoto "in natura" vindo dos afluentes vêm reduzindo a força de regeneração do rio.

O Rio Tocantins é fundamental importância para a região amazônica, sua preservação é dever de todos. E para evitar que o mesmo se transforme num depósito de lixo, tornando-o inavegável até por pequenas embarcações, a ONG Estilo de Vida elaborou o projeto "Barco Coletor de Lixo do Rio Tocantins".

O barco coletor de lixo será construído com capacidade de navegação em águas rasas e estrutura capaz de armazenar toneladas de lixo que serão recolhidas frequentemente durante seu deslocamento por várias cidades que margeiam as águas do rio.

O barco funcionará como se fosse um caminhão do lixo tradicional, que recolhe os lixos nas residências das cidades. Neste caso, o barco recolherá os lixos das centenas residências instaladas às margens do Rio Tocantins, que devido estarem em áreas afastadas, não são atendidas pela coleta tradicional do lixo.

Com o barco coletor de lixo, os ribeirinhos serão orientados a armazenar o lixo em recipientes apropriados, para quando o barco passar em frente suas residências possa fazer o recolhimento deste. O barco também recolherá qualquer lixo encontrado na água durante seu deslocamento.

Certamente o Barco Coletor de Lixo é um projeto importantíssimo para a preservação do Rio Tocantins, entretanto só poderá se tornar real, com sua contribuição.

Esse projeto é ação futura, portanto, será colocado em prática de acordo com as possibilidades financeiras da ONG Estilo de Vida.

Faça sua parte, ajude o planeta, precisamos de você para executar esse projeto, clique aqui "Preserve a Natureza"