Arrastão da Vida.


Esse é um projeto com resultados imediatos, onde a ONG Estilo de Vida utilizará um ônibus para captar centenas de pessoas, em diversas localidades objetivando elevar o número de doadores de sangue.

A doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.

Aqui na região amazônica, o estoque de sangue, nos hospitais e bancos de sangue, frequentemente fica em nível baixo, acarretando preocupação com os casos que necessitam de transfusão urgente de sangue.

Nas cidades da nossa região, os possíveis doadores, em especial os da zona rural, dificilmente se deslocam para a fazerem coleta de sangue.

Então para inovar o processo de doação e melhorar o estoque nos bancos de sangue, a Ong Estilo de Vida fará o projeto Arrastão da Saúde. A idéia consiste em buscar o possível doador em sua própria residência, desta forma, evitar que os obstáculos circunstâncias diminuam o sucesso do projeto.

A estratégia e envolver as lideranças comunitárias, capacitando os mesmos, tornando-os parceiros do projeto, onde munidos de informações, terão o primeiro contato com os moradores, explicando da importância do ato de doar sangue, aplicando um questionário básico para verificar quem pode doar, e assim, permitir que o projeto ganhe a adesão significante das comunidades.

Numa segunda etapa, a equipe gerenciadora do projeto, traçará a estratégia de busca de doadores, utilizando o ônibus do Arrastão da Vida, para fazer o transporte dos novos doadores até os bancos de sangue. Lembrando que os bancos de sangue parceiro do projeto, já estarão preparados e aguardando a grande quantidade de pessoas que o projeto levará.

Das pessoas que participarão do projeto, várias moram distante dos bancos de sangue, inclusive em cidades onde não há banco de sangue funcionando. Essas pessoas dedicaram um dia de sua rotina, na prática da doação, assim sendo, o projeto "Arrastão da Vida", irá providenciar as refeições e acomodações necessárias para que os doadores não tenham despesas. Até por que, boa parte dos doadores será de pessoas carentes, que residem em zonas rurais e bairros afastados. Então somente após os doadores terminarem os procedimentos, que o ônibus ao fim do dia, levará todos de volta para suas localidades de origem.

Esse projeto é ação futura, portanto, será colocado em prática de acordo com as possibilidades financeiras da ONG Estilo de Vida.

O Projeto Arrastão da Vida, antes de ser uma ação social, é acima de tudo, uma iniciativa que salva vidas. Evidente que essas atitudes, independem de responsabilidades constitucionais, ou seja, tanto o governo, sociedade cível organizada ou qualquer cidadão, podem e devem atuar como preservadores da saúde coletiva.

Você deseja ver esse projeto em prática?
Na verdade, ele só poderá se tornar real, se você contribuir conosco!
Faça sua parte, qualquer um de nós um dia pode precisar de sangue e agora estamos precisamos de você para executar esse projeto, clique aqui "Eu Faço Minha Parte"