CÉLULA VERDE


A atual conjuntura mercadológica, entre seus vários adjetivos organizacionais, nos diversos aspectos administrativos, se destaca por revelar tecnologias inovadoras no que se refere ao gerenciamento de milhões de pessoas, utilizando apenas modelos comportamentais. Desta forma, pode se dizer que o sucesso, é uma questão plural que, exige congruência em todas as etapas de um projeto, tornando o conceito de excelência, uma experiência continua de aprendizagem e repetição de ações que deram certas.

A ONG Estilo de Vida, se propõe a promover com excelência projetos ambientais em toda Amazônia Brasileira, para tanto irá lançar o estilo “Célula Verde” de trabalhar, que é um modelo organizacional, no qual aplicaremos em nossas ações, objetivando uma abragência geográfica amazônica dos nossos projetos, e assim, permitir que os mesmos sigam preceitos de controle da qualidade ambiental. Células Verdes é nome formal, que será dado a grupos de pessoas que pleitearem parceria com a ONG Estilo de Vida: esses grupos poderão receber recursos da ONG Estilo de Vida, para custear despesas de projetos ambientais a serem executados na Amazônia.

As Células Verdes deverão ser formadas por pessoas de visão ambiental, que por vezes desejarão executar ações de preservação do meio ambiente, mas nunca tiveram assistência ou incentivo para colocarem em prática suas idéias. A Ong Estilo de Vida ajudará as Células Verdes disponibilizando assessoria jurídica, técnica e financeira, bem como, a publicidade dos projetos executados, publicando-os no site da instituição.

Pela primeira vez no Brasil, a natureza terá a seu favor um conglomerado prático de movimentos ecológicos, que executarão massivamente diversas ações e projetos de preservação do meio ambiente, focando a região amazônica. Algumas Células Verdes poderão no futuro crescerem e se tornarem ONGs independentes, pois iremos promover capacitação aos seus dirigentes sobre a metodologia de elaboração de projetos, sobre leis que regem o terceiro setor, bem como, informações necessárias para se tornarem auto-sustentáveis no contexto financeiro.

O modelo Célula Verde é uma alternativa de inclusão ambiental, que definitivamente fortalecerá os movimentos comunitários de preservação da natureza, diminuindo a lacuna de uma assistência ambiental por parte do poder público. As Células Verdes contextualizarão diversos projetos que nunca receberam nenhum incentivo financeiro, mas que são importantes para preservação da natureza.

A idéia é que sejam criadas “Células Verdes” a partir de grupos de estudantes, profissionais liberais, professores, ambientalistas, biólogos, cientistas, donas de casa, aposentados e outros mais. Podemos melhorar a qualidade de vida no planeta, combatendo as mazelas ambientais, se ações tiverem a participação das próprias comunidades inseridas na problemática em questão.

Porém, a liberação de recurso financeiro para execução de projetos, será condicionada a exigências metodológicas, bem como, garantia jurídica da aplicação profissional e transparência dos recursos a serem liberados.

Um dos objetivos da Ong Estilo de Vida, com o seu portal eletrônico é ajudar as Universidades da Amazônia na promoção de seus trabalhos, possibilitando as mesmas divulgarem pesquisas e estudos acadêmicos, bem como, ações ambientais executadas e que são importantes levar ao conhecimento das populações.

As Universidades da Amazônia serão as mais beneficiadas com o lançamento das Células Verdes, até por que, seus estudantes terão prioridade em recursos, a serem, repassados pela ONG Estilo de Vida. Certamente o modelo Célula Verde possibilitará aos estudantes universitários, que desejarem receber ajuda financeiramente para desenvolver pesquisas e executarem projetos ambientais, custear despesas operacionais e materiais das ações pleiteadas. Para essa modalidade de repasse, serão lançados editais onde os estudantes poderão confeccionar seus projetos e enviar a ONG Estilo de Vida, que condicionada a existência de recursos, fará repasse financeiro as Universidades parceiras da ONG, as quais os estudantes estão vinculados.

Célula Verde é uma ação futura, portanto, será colocada em prática de acordo com as possibilidades financeiras da ONG Estilo de Vida. Desta forma, fica subentendido que o início das Células Verdes se dará com o lançamento de um edital, que formalizará os procedimentos institucionais exigidos para serem criadas.

Em tempo, antecipamos que não serão aceitos grupos que contenha alguma pessoa exercendo função governamental ou suas derivações (vereadores, prefeitos, governadores, presidenta, secretários do poder executivo, funcionários do legislativo, assessores parlamentares e outros). E se posteriormente, for constada alguma ação por parte de Célula Verde, fazendo promoção política partidária, automaticamente a Célula Verde em questão, será desvinculada da ONG Estilo de Vida, com nota de repúdio publicada no site da instituição.

O modelo Célula Verde se encaixa perfeitamente na necessidade organizacional de projetos ambientais para Amazônia. Pois isoladamente pouco pode se fazer, mas juntos nos tornamos fortes. Unidos seremos vistos, nos darão atenção, e assim, poderemos estancar o processo de sangria da natureza, onde pacificamente, mostraremos que temos alternativas inteligentes para um desenvolvimento sustentável, colocando em prática excelentes projetos, tornando a Amazônia um habitat harmônico do homem com a natureza, dando resposta ao mundo, que o Brasil sabe cuidar com responsabilidade ambiental da sua Amazônica Equatorial.